EMPRESA
SAIBA MAIS SOBRE A JUTA CASTANHAL

A empresa tem em seu DNA a preocupação com a sustentabilidade.

A juta é uma fibra têxtil vegetal que foi introduzida no Brasil pelos japoneses e tornou-se uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da região amazônica, sendo um fator fundamental da fixação de mais de 15 mil famílias no campo.

O começo de tudo: a semente

As sementes devem ser plantadas terrenos planos e de terra firme. Deve estar preparado para receber as sementes no início das chuvas.

Plantio: cuidado e respeito com a natureza

O plantio da juta é realizado nas margens dos Rios Solimões e Amazonas no início da vazante. São terrenos nos quais o ciclo anual de cheia dos rios impede o crescimento natural da floresta ou a prática de alguma cultura permanente.

Não é necessário o uso de queimadas ou qualquer outra técnica para limpar o terreno porque a cheia do próprio rio se encarrega disso. A lama deixada após a vazante serve de fertilizante natural, tornando desnecessária a utilização de adubos químicos.

Colheita: após 120 a 150 dias

Quatro meses após ser semeada, a planta alcança uma altura de três a quatro metros e um talo de 2 cm de espessura e inicia-se imediatamente a colheita. A fibra útil é contida entre a casca e o talo interno e a extração é feita pelo processo da maceração.

Lavagem e secagem: a água e o sol completam o processo natural

As árvores são cortadas rente ao solo por meio de foices, são limpas das folhas e mergulhadas em feixes dentro dos rios por alguns dias. Após esse processo, os feixes são retirados de dentro do rio, a fibra é separada do caule e colocada para secar em varais.

Fardo e logística: o processo industrial

A fibra seca é transportada à filial em Manacapuru para classificação e segmentação, após isso segue para nossa fábrica no interior do Pará. No processo de transformação da fibra em tecido são utilizados apenas aditivos orgânicos e os óleos vegetais. Isso, associado às características naturais da planta, faz com que os produtos de juta sejam totalmente biodegradáveis. Ou seja, quando o produto de juta perde sua utilidade e é descartado, ele se desintegra completamente em menos de um ano sem deixar qualquer resíduo ou dano ambiental.

Produto final: a juta para utilização nos mais diversos segmentos

A fibra de juta é transformada em produtos finais: sacaria para agronegócio, juta cardada para indústria e construção civil, tecidos de juta para moda e decoração e fios de juta para artesanato, entre outras aplicações.

Fique
por dentro
das novidades

Cadastre-se e receba as novidades da Castanhal em seu e-mail.